Andiamo![CD]
de Sérgio Pelágio (banda-sonora original de Andiamo!,
de Francisco Camacho)
Este disco dá conhecer a música composta por Sérgio Pelágio para Andiamo!, um espetáculo de Francisco Camacho dedicado à memória da coreógrafa Paula Massano, estreado em 2012, em Guimarães (Fábrica ASA – Caixa Negra), e reapresentado em 2013, em Lisboa (CCB – Pequeno Auditório).
“There must be something curious about the proximity of a volcano.”
D. H. Laurence, in Sea and Sardinia
O cenário evoca uma cratera de vulcão, remetendo para a iminência da catástrofe assim como o poder da criação. Na sua passagem por estas paragens, várias pessoas forjam as suas identidades. Através das suas interacções iniciais, descobrimos a necessidade mesquinha de quererem o controlo das situações, não perdendo uma oportunidade de dominar os outros. Observando-os, é difícil, todavia, dizer quem controla de facto quem e o quê. A certo ponto, darão um passo de encontro a um outro ser. Perante esta nova chegada, são desafiados, na sua individualidade e na sua atenção ao outro. Este gesto levá-lo-á ao estilhaçar das personas por si adotadas, revelando o seu desespero.
Em resposta a uma necessidade de acção, a sua resposta será imaginar e reinventar, será criar.
Uma figura não identificada e ignorada por quase todos eles, olha-nos, a nós espectadores, durante todo o discurso das suas acções.
**sinopse do folheto de Andiamo!, Centro Cultural de Belém 2013

FICHA TÉCNICA
composição, guitarra elétrica e acústica, loops
Sérgio Pelágio
masterização
Paulo Curado, exceto faixa 5 por Moz Carrapa
design gráfico
Carlos Bártolo
lançado a 8 de dezembro de 2014 produzido, tocado, gravado e misturado por Sérgio Pelágio
Este espectáculo é dedicado à memória de Paula Massano (1949–2012), bailarina e coreógrafa, que foi uma das pessoas mais influentes no meu percurso profissional. Com ela tive o primeiro contacto com técnicas e abordagens artísticas que desconhecia. Acima de tudo, descobri a improvisação e o papel do intérprete enquanto co-criador, com o acrescido sentido de responsabilidade na construção de um espectáculo, e a satisfação dessa responsabilidade partilhada. Reside, nesse tempo de trabalho com a Paula Massano, a fonte do meu maior interesse numa criação de grupo como esta: o desafio e o entusiasmo de reunir uma equipa de colaboradores, desde bailarinos e actores até músicos, de teóricos a cenógrafos, figurinistas e desenhadores de luz. É nesta reunião de experiências e visões artísticas diversificadas que se consubstancia a proposta do espectáculo a ser criado. Os diferentes contributos constituem a matéria a partir da qual ele se edifica. É através do diálogo, artístico e profissional, que propomos conjuntamente uma experiência estética que desejamos ser uma resposta possível à observação do mundo, deste e de outros tempos.
Focámo-nos nos comportamentos humanos e nas interações sociais, nas relações de poder e dominação, exclusão e inclusão, dependência e autodeterminação. Atendemos à complementaridade e simetria no desenvolvimento de cenas; trabalhando igualmente ao nível do indivíduo e do grupo. Explorámos o movimento na tensão entre animal e humano, quotidiano e improvável, melancólico e vigoroso.
Na definição do espaço cénico, optámos por uma ideia de paisagem exterior com material próprio de espaços interiores, um espaço de passagem, em que a ameaça de perigo vai a par de uma relativa frieza ou descaracterização. Para o habitar, ao lado de outras personagens, convocámos figuras de diferentes imaginários, como sejam o mamuthone – do carnaval em Mamoiada, na Sardenha – ou a de um mensageiro – a exemplo da tragédia grega.
Não podíamos, sem queríamos, alhear-nos do contexto específico em que vivemos, local e globalmente. Andiamo! é uma interpelação, necessariamente traiçoeira, àqueles que no palco e fora dele, consideram que as estruturas – e as suas estratégias – que enformam as nossas vidas têm de ser confrontadas.
Francisco Camacho, texto incluso do folheto de Andiamo!, CCB 2013
