top of page
clube de leitura.jpg
unnamed.jpg

​

 

 

Numa antiga carpintaria do Teatro da Voz, nasceu em 2018 o Clube de Leitura da Letra à Voz. Um lugar especialíssimo para descobrir alguns dos melhores livros para a infância, dirigido à comunidade escolar d'A Voz do Operário e escolas vizinhas. 

​

A nossa proposta assenta no cruzamento do exercício da leitura e da escrita com o ato da palavra dita. Ao ativar o livro pela via performativa, procuramos potenciar a amplitude de sentidos que cada palavra pode conter de acordo com a voz que a anima, num movimento de valorização de um coletivo dissonante. 

​

Neste lugar, habitam objetos gráficos muito diversos, capazes de despertar a curiosidade nos mais pequeninos e, nos mais crescidos, a vontade de se expressarem livremente sobre o que os move - as emoções, medos e sonhos, os direitos humanos, o cuidado do planeta, e a importância de cada um encontrar a sua própria voz para conversarmos juntos sobre tudo isto.

 

Aqui, a única regra que importa é interagir com os livros e divertirmo-nos a fazê-lo, entre pares. É assim no Grupo de Leitura Livre, uma atividade extra-curricular dirigida às crianças do primeiro ciclo do ensino básico, onde exercitamos a experiência da leitura em voz alta e da escuta ativa do livro e de quem o lê.

​

Queremos ativar dinâmicas para a construção de uma comunidade de leitores e ouvintes, entusiastas da leitura e do livro, promovendo oportunidades para que novos leitores possam partilhar as suas leituras com os pré-leitores, e onde as gerações mais velhas se possam encontrar com as mais novas à volta de um livro ou de uma narrativa oral, e provocar um acontecimento significativo a partir desse encontro. 

​

bottom of page