top of page
cfa logo cores normal.jpg

Em 2022 contaram-se 10 anos de atividade do Centro de Formação Artística, um projeto pluridisciplinar estruturado a partir do Teatro da Voz, que surgiu de uma parceria entre a EIRA e as Produções Real Pelágio, e prossegue com coordenação artística/ pedagógica de Sílvia Real e Simone Longo de Andrade. Directa ou indirectamente, já é difícil aferir o número de crianças, educadores, professores e artistas envolvidos nas dinâmicas e actividades dirigidas às comunidades escolares do território através do CFA. 

 

Desde 2017, introduzimos no programa curricular do primeiro ciclo do ensino básico, momentos semanais de educação artística e pensamento: aulas de dança-teatro, som, artes plásticas, filosofia e direitos humanos. Um conjunto de propostas diversificadas que têm beneficiado crianças da Escola da Graça - A Voz do Operário, da Escola Básica do Castelo e da Escola Básica de Santa Clara. 

Também a comunidade pré-escolar d'A Voz do Operário tem sido destinatária de várias iniciativas de fruição artística promovidas pelo CFA.

Paralelamente, há vários anos que o Teatro da Voz acolhe em horário extracurricular, aulas regulares dedicadas às diversas linguagens artísticas, da dança à percussão, dirigidas à comunidade.

 

Para além das atividades para os mais novos nas escolas e no Teatro da Voz, o CFA desenvolve formação para professores na área dos direitos humanos.

 

A partir da ideia de comunidade de investigação como um valor primordial da educação, o CFA mantém a intenção que lhe deu origem: criar condições e estimular espaços de diálogo através das artes, entre crianças, famílias, educadores, professores e artistas na comunidade.

Em todas as dimensões em que, passo a passo, se continua a desdobrar a intervenção artística e educativa deste projeto, procuramos contribuir para a construção de uma Escola capaz de germinar e amplificar estímulos à imaginação, à experimentação, ao risco, ao pensamento e à compreensão do Outro. Em suma, um lugar capaz de formar seres humanos livres, solidários e atentos ao mundo.

Programa 2023-2024:

bottom of page