top of page
capa livro cocria.jpg

Isto é uma cocriação!: antimanual de criação artística na infância
[Grupo 23:silêncio!]

FICHA TÉCNICA

 

LIVRO

Coordenação editorial

Oriana Alves, Sílvia Real

Projeto Gráfico

Carlos Bártolo

Textos

Ágata Mandillo, Alice Silva, Ana Sofia Sequeira, Bárbara Ramires, Catarina Saraiva, Cláudia Galhós, Fátima Fabião, Filomena Araújo, Helena Araújo, Jasmim Mandillo, Joana Carreira, Joana Sanmarful, João Paulo Esteves da Silva, Laura Guerreiro, Madalena Victorino, Manuel Tamen Caiado, Margarida Ferra, Marta Tomé, Miguel Fabião, Nuno Nogueira, Pedro Silva, Rita Pedro, Rute Prates, Sandra Pina, Sílvia Real, Vasco Sequeira, Vicente Araújo Magalhães

Ilustrações

David Faria, David Silva, Diogo Gonçalves, Filomena Araújo, Helena Araújo, Jasmim Mandillo, Joana Carreira, Joana Sanmarful, João Bizarro, Laura Guerreiro, Nuno Pelágio, Paulo Sérgio BEJu, Sofia Pelágio, Vasco Sequeira

Foto-reportagem

Marta Araújo, Marcos Magalhães

Fotografias

Dina Rito, Fernando Pavão, José Frade, Marta Tomé, Martim Santos, Desafio Sul

Alfabeto Personalizado

Filomena Araújo

Edição de Textos, transcrição de masterclasses e conversas

Oriana Alves

Revisão

Rosa Peliças, Oriana Alves

 

DVD

Filmagens

Bruno Canas e vídeos amadores

Edição

Bruno Canas, Sílva Real, Catarina Saraiva e Oriana Alves

Montagem

Bruno Canas

Mistura de som e masterização

Nuno Mourão

Apoio à produção

Nuno Mourão e Patrícia Domingos

Impressão

Rainho e Neves, MPO Portugal

Coprodução secundária

Festival Músicas do Mundo (Sines)

 

© Boca e Produções Real Pelágio, Lisboa, 2016

 

Isto é uma cocriação!: antimanual de Educação Artística na Infância é uma co-edição BOCA – Palavras que alimentam/ Produções Real Pelágio, onde se reflecte e documenta as múltiplas dimensões do percurso de cocriação com crianças do Grupo 23: silêncio!

​

Isto é uma cocriação!: antimanual de Educação Artística na Infância resulta da vontade de reflectir e partilhar um trabalho em educação artística com crianças baseado na improvisação e abarcando as linguagens da dança, do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema e da filosofia. Interessa-nos partilhar e reflectir tanto os resultados como os processos de trabalho deste projecto de co-criação entre adultos, crianças e adolescentes, porque tantas são as pessoas que nele participaram.

 

Para melhor tirar partido dos materiais e registos produzidos no decorrer do projecto (fotografias, vídeos, desenhos-partituras, textos, etc.), juntámos ao livro um DVD, aproveitando as possibilidades complementares dos dois suportes. A obra, tal como todas as criações do Grupo 23, foi feita a quatro mãos entre adultos e miúdos, tirando o maior partido das reflexões e contribuições de todos. O público-alvo são, assim, famílias e educadores, mas também crianças e jovens, e artistas, criadores e pensadores de todas as idades.

 

A BOCA – Palavras que alimentam é uma editora portuguesa de audiolivros e outras criações sonoras. Nasceu em 2006 com o objetivo de publicar obras de todos os géneros literários em CD e MP3, associando o CD ao livro em papel, procurando acolher todos os suportes em que se expressa a arte literária (oral e escrita) e pôr em diálogo as várias linguagens e registos da criação/fruição literária e acústica.

 

www.boca.pt

​

bottom of page