top of page

Made in Osvaldo

[histórias magnéticas]

Made in Osvaldo conta-nos a história de Osvaldo, uma criança cabo-verdiana que com recursos mínimos, constrói brinquedos magníficos a partir do que recolhe no lixo e que rivalizam com os que existem à venda nas lojas.

 

À volta dos carros de lata que saem da sua oficina, nasce um mundo de brincar que envolve toda a comunidade e é levado muito a sério. Mas esta tradição vê-se ameaçada pela chegada de uma empresa multinacional que quer patentear com o seu nome as criações destas crianças. 

made in osvaldo final amarelo.jpg

«Os amigos chamam-lhe “mãozinhas”. Tem tanta força nas mãos que  consegue desapertar porcas e parafusos só com os dedos. Mãos de  adulto, apesar do Osvaldo ter apenas 13 anos. Pudera! A vida no campo  de uma criança em Santo Antão é muito diferente da vida de uma  criança na cidade: a partir do momento em que consegue carregar um  garrafão, tem que participar na recolha de água, apanhar fruta, cavar a  terra, cuidar das cabras. E ir à escola, como todas as crianças, mas tem  que fazer tudo o resto. MAIS tudo o resto.(...)».​

texto original de Sérgio Pelágio

​

​

Made in Osvaldo é a 8.ª História Magnética, a segunda a partir de um texto original de Sérgio Pelágio. Vem juntar-se ao repertório deste projeto para a infância criado pelo músico já lá vai uma década, e é inspirada no documentário "Com quase nada" de Carlos Barroco e Margarida Cardoso ( 2001), um retrato sobre a maravilhosa inventiva das crianças de várias ilhas de Cabo Verde aplicada à construção de carrinhos de rolamentos que alimentam brincadeiras geração após geração. 

 

Na oficina de expressões que se segue ao espetáculo, com recurso a materiais reciclados e presentes no nosso quotidiano, Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão procuram cativar crianças e adultos para a capacidade inventiva que todos podemos alimentar em nós mesmos e assim conquistarmos a liberdade de sermos donos das nossas próprias brincadeiras.

​

APRESENTAÇÕES

​

ante-estreia 

Lisboa

Teatro da Voz

25 de Janeiro de 2023

 

Lisboa

Casa Fernando Pessoa

28 de Janeiro de 2023

 

Seia

Biblioteca Municipal

30 de maio de 2023

 

Coimbra

Festival Politica

Convento de São Francisco

30 de Setembro de 2023

 

Loulé

Festival Politica

Auditório do Solar da Música Nova 

21 de Outubro de 2023

 

Montijo

Casa da Música Jorge Peixinho

29 de Outubro de 2023

 

Lisboa

Teatro da Voz

7, 8 e 9 de Maio de 2025

FICHA TÉCNICA

​

Guitarra eléctrica, composição, texto original

Sérgio Pelágio

​

Narração

Isabel Gaivão

 

A associação cultural Produções Real Pelágio foi fundada em 1997 por Sílvia Real e Sérgio Pelágio, está sediada em Lisboa, e promove a criação e formação artística e a educação pelas artes. É uma estrutura financiada por

Digital_4C_V_CJD_RGB_FC.png
logo dgartes site.jpg
Logotipo_CML_fonteDIN_hor_1_cor.jpg
Logo_VOZ site.jpg

 

Apoio à divulgação:

IEFP_(Logo)_edited.png
Antena2_positivo_horiz_RGB.png
bottom of page